Visite nosso arquivo

Hérnia é a protrusão de uma porção do organismo que se exterioriza através de um ponto fraco natural ou adquirido. A hérnia que aparece através do umbigo ocorre em um ponto fraco natural. A hérnia abdominal que ocorre sobre uma cicatriz operatória é adquirida porque o enfraquecimento da parede abdominal é conseqüência direta da cirurgia.

As hérnias abdominais podem ser:

- Hérnias Inguinais –  ”hérnias da Virilha”;

- Hérnias Femurais – hérnias do canal femural (abaixo da virilha);

- Hérnias Umbilicais – hérnias da região da cicatriz umbilical;

- Hérnias Lombares – hérnias da região lombar;

- Hérnias epigástrias – hérnias acima da cicatriz umbilical;

- Hérnias incisionais – hérnias secundárias a uma incisão (após uma cirurgia).

 

 As hérnias abdominais se manifestam por abaulamento na região abdominal ou inguinal, geralmente acompanhado por dor local.

A margem do orifício por onde sai a hérnia é chamado anel herniário.

Em geral é  muito fácil reduzir o conteúdo da hérnia para dentro do abdômen. Em outras ocasiões, especialmente em hérnias mais antigas, o conteúdo pode ficar permanentemente preso dentro do saco herniário e não se consegue reintroduzí-lo no abdômen, ou seja, não se consegue reduzir a hérnia. É a hérnia encarcerada.

A complicação grave das hérnias é seu estrangulamento. Quando o intestino torce dentro do saco herniário, interrompe-se o trânsito de seu conteúdo e comprimem-se os vasos sanguíneos que o irrigam. A torção, provocando obstrução intestinal, se caracteriza, clinicamente, por cólicas abdominais e parada da eliminação de gases e fezes. A compressão dos vasos sangüíneos tende a produzir gangrena da alça intestinal torcida e ruptura posterior da mesma, provocando infecção grave que se estende para toda a cavidade peritoneal, ou seja, provoca o quadro grave de peritonite aguda.

DIAGNÓSTICO:

O diagnóstico na maioria das vezes é clinico, isto é, através de história e exame físico é possível realizar o diagnóstico de hérnias da parede abdominal.

Algumas vezes pode ser usado US como método complementar, porém tem que se ter cuidado com a interpretação de seu resultado já que é um exame operador dependente;

TRATAMENTO:

O tratamento de hérnias da parede abdominal é sempre cirúrgico e não deve ser retardado devido o risco de complicações ou seja, uma vez diagnosticado qualquer tipo de hérnia da parede abdominal deve ser operada o quanto antes.

 
 
 
—————————————————————————————————————
Retratação da Internet
Em casos de doença séria ou emergência médica procure assistência imediatamente. As informações fornecidas neste website, tem por objetivo, apenas fornecer informações gerais para leitura. Ele NÃO substitue o exame, diagnóstico e atendimento médico provido por um profissional qualificado. Nenhum conteúdo deste site pode ser utilizado para diagnóstico ou tratamento de um problema de saúde.
Para considerações médicas, incluindo decisões sobre medicações e outros tratamentos, você deve realizar uma consulta com o profissional de saúde qualificado. As informações de saúde ou qualquer resposta interativa originária deste site não podem ser interpretadas como informações de um profissional médico. Você deve buscar dados em outros sites, principalmente os veinculados a sociedades e entidades médicas para confirmar as informações que disponilizamos neste site.
Se você desconfia que está com qualquer problema de saúde, por favor entre em contato com um médico ou hospital, imediatamente, para correta avaliação.

  • Name (Obrigatório)

  • Email (Obrigatório, mas não será publicado)

  • Url (Opcional)

  • Comentário (Obrigatório)